O que é?
TANATOPRAXIA é a mais moderna técnica de conservação de corpos, utilizada em quase todos os países do mundo. Não é necropsia nem retirada de orgãos.
A TANATOPRAXIA não traz apenas vantagens à aparência da pessoa, oferece à família o melhor dos benefícios que se constitui em recordar de seu ente querido como ele era verdadeiramente em vida. Isto, psicologicamente se constitui de um valor incalculável.
Quando passamos pelo processo de perda de um ente querido, a última aparência é aquela que fica negativamente marcada na memória afetiva da família... A realização da TANATOPRAXIA se constitui num gesto de amor e carinho, pois além de amenizar as transformações próprias do corpo sem vida, contribui no processo de difícil adaptação da ausência do ser amado.
Trata-se de uma técnica que nos últimos anos, revolucionou o sector funerário, que consiste na prática de higienização e conservação de corpos humanos através da injeção de líquidos. O objetivo é proporcionar uma melhor apresentaçao do corpo no momento do velório, tendo esta prática a tornar-se num serviço essencial para o sector funerário.
A TANATOPRAXIA é realizada com aplicação de produtos químicos no corpo do falecido, uma maneira bem menos agressiva e mais eficaz, que os antigos métodos, como o embalsamamento. Terminada a aplicação, o corpo fica com a aparência serena e corada, como antes da morte.
Técnica que terá de ser feita em locais apropriados, designados por tanatórios, tendo em conta todas as medidas de segurança. Contudo, poderá ser feita ao domicílio.
O responsável pela TANATOPRAXIA é o Tanatopraxista, que para estar apto para desenvolver essa função necessita de um curso técnico avançado, que é ministrado de várias formas e entidades, relativamente a cada País.