Porque fazer?

A TANATOPRAXIA é uma completa desinfecção e conservação do cadáver. O propósito prioritário da TANATOPRAXIA e a desinfecção. Destruir uma vasta gama de microorganismos que produzem uma variedade de doenças.Visto com o morrer da pessoa, muitos agentes patogênicos morrem de forma imediata, mas muitos deles sobrevivem grandes períodos de tempo nos tecidos mortos, podendo estes contaminar outros seres com o seu contacto.
Também existe a possibilidade de organismos virulentos serem transmitidos a terceiros.
Com a aplicação da Tanatopraxia pode-se garantir nas normas internacionais o transporte do cadáver tendo sempre objetivo na preparação do cadáver para uma apropriada apresentação aos familiares. Exemplo recente disso foi a utilização da TANATOPRAXIA no corpo do Papa João Paulo II, para permitir que os atos funerais e as homenagens ao pontífice pudessem ser realizadas como programado para essas ocasiões.
Graças a TANATOPRAXIA, os serviços funerários passaram a contar com a possibilidade de prolongar o tempo do funeral, dando oportunidade para que familiares distantes também possam participar dos atos funerais, ou mesmo para que a família possa permanecer mais tempo no velório. Serve, também, para que o corpo possa ser transportado a grandes distâncias para o enterro, bem como para cumprir com as determinações legais do translado.
Outro ponto importante a ser observado, ligado à técnica, é que ela permite que o corpo se apresente reconstituído para o velório, no caso de vítimas de acidente ou que por outros objetivos tenha o corpo se desfigurado, ou mesmo em estado de putrefação, pois com a reconstituição e preparação cessam-se os efeitos pós-morte e evita-se, assim, o uso de ataídes fechados ou lacrados que impedem a família de ver seu ente e o velar com a dignidade merecida pelo falecido.